Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Caminhos de Eva

Caminhos de Eva

Eva percorrendo umas vezes estradas, outras veredas. Caminhando sempre com amor e a esperança de encontrar a porta certa. Parando de vez em quando para retemperar forças... admirar uma flor… uma paisagem… fazer novas amizades... e meditar... e reencontrar velhos amigos... e demais companheiros de jornada!
09
Nov08

Noite de Cristal - A tristemente célebre Kristallnacht

eva

Há 70 anos, a 9 de Novembro de 1938, o partido nazi lançou uma vasta operação contra os judeus da Alemanha e da Áustria.

 

Foram mais de 12 horas de violência e destruição contra a comunidade judaica, que causaram 90 mortos, em números oficiais, e levaram às prisões 30 mil judeus que foram presos e enviados para campos de concentração. Milhares de lojas de judeus, centenas de sinagogas e casas foram vandalizadas.

 

 

No dia 9 de Novembro de 1938 a entrada da Universidade de Erlangen já ostentava uma faixa proibindo a entrada de judeus.

 

 

 

 

Os ataques começaram na noite de 9 de Novembro de 1938 e prolongaram-se até à tarde seguinte. Com os acontecimentos destas horas - que ficaram conhecidos por Noite de Cristal (Kristallnacht) por causa do ruído dos vidros partidos - abria-se um capítulo trágico e tenebroso na história alemã, que culminaria na estratégia de extermínio do Holocausto.

 

 

 

 

  *************************************************

 

 

Também a 9 de Novembro, mas de 1989, caiu o Muro de Berlim, assinalando o fim duma era marcada por profundas contradições entre a ideologia e a praxis política.

.

.

6 comentários

Comentar post