Franz Liszt
Há 197 anos, a 22 de Outubro de 1811, nasceu Franz Liszt no vilarejo de Raiding (em húngaro: Doborján) no então reino da Hungria. Foi baptizado em latim com o nome "Franciscus", mas os seus amigos mais próximos sempre o chamaram de "Franz", a versão alemã de seu nome. Era chamado de "François" em francês, "Ferenc", "Ferencz" ou "Ferentz" em húngaro; no seu passaporte húngaro de 1874, o nome registado era "Dr. Liszt, Ferencz". Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.
Para a “petite histoire” de Liszt fica este saboroso apontamento doutras épocas: Conta-se que, certa vez, durante uma recepção num palácio, o chapéu de Liszt caiu, rolando pela escada abaixo. Uma princesa russa, aproximando-se de Lizst, exclamou: "Oh, o seu chapéu caiu, senhor!". E Liszt terá respondido: "Não se incomode! Por causa de seu encanto já perdi a cabeça, de modo que o chapéu já não tem utilidade".
E para quem quiser ouvir um som de Liszt diferente, aqui fica Alexey Koltakov a tocar a transcrição de Horowitz para a Rapsódia Húngara nº 2.